Facebook Twitter RSS

Evento/Curso

Versão para impressão
A-
A+


2º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentavél
24/08 a 24/08 em WTC - São Paulo /SP

SBCS 09 - 2º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável Gestão e inovação para a sustentabilidade

SBCS 09 - 2º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável

GESTÃO E INOVAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE

Local: WTC - São Paulo - SP - Brasil
Data: 24 de agosto de 2009
Horário: 07:30 – 20:00 hrs
Mais informações e inscrições clique aqui.

PROGRAMAÇÃO

7:30 - 8:00
 
Recepção e Credenciamento

 
8:00 - 8:20
 
Abertura

 
8:20 - 10:20 Painel 1 - MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A CONSTRUÇÃO CIVIL

A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NAS AÇÕES DO SBCI – SUSTAINABLE BUILDINGS & CONSTRUCTIVE INICIATIVE / UNEP - UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME
Coordenador: Marcelo Takaoka - Presidente do Conselho Deliberativo do Conselho do CBCS, Coordenador do Comitê Temático Econômico e Financeiro do CBCS, Membro do Conselho do SBCI, do Conselho de Administração da Bolsa de Valores Sociais e Ambientais, Membro do Conselho do Greenpeace Brasil, Membro do Conselho do Instituto Ethos, Doutor em Engenharia Civil, Pesquisador do Núcleo de Real Estate e Professor do MBA de Real Estate do Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica.

Lançamento do Relatório PNUMA: AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A REDUÇÃO DA EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA EM EDIFICAÇÕES - tradução realizada pelo CBCS.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: O ALERTA MUNDIAL DA ONU
Cristina Montenegro - Coordenadora do Escritório no Brasil do PNUMA Programa das Nações Unidas de Meio Ambiente, Mestre em Relações Internacionais com Especialização em Governança Ambiental Global.

POLÍTICAS PÚBLICAS EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO BRASIL E NO MUNDO
Rachel Biderman - Coordenadora Adjunta do Centro de Estudos de Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, Mestre em Ciência Ambiental, Bacharel em Direito e Mestre em Direito Internacional.

DO DESMATAMENTO AO USO SUSTENTÁVEL DA MADEIRA: A CONTRIBUIÇÃO DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Denise Hamú - Secretária Geral da ONG World Wide Found for Nature – Brasil (WWF-Brasil).

D E B A T E

 
10:20 - 10:50 Coffee Break

 
10:50 - 13:20 Painel 2 - GESTÃO E INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

Coordenadora: Vanessa Gomes - Professora da UNICAMP, Coordenadora do Comitê Temático de Avaliação de Sustentabilidade CBCS, Membro do United States Green Building Council, Membro Fundador e Membro do Corpo de Diretores da International Iniciative for a Sustainable Built Environment, Coordenadora Regional (Américas) da Comissão de Trabalho W116 Smart and Sustainable Built Environments do International Council for Research and Innovation in Building and Construction (CIB), Assessora do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

SOLUÇÕES INOVADORAS PARA EDIFÍCIOS SUSTENTÁVEIS
Charles Kibert - Diretor do Powell Center for Construction and Environment e Professor na M.E.Rinker Sr. School of Building Construction, College of Design, Construction and Planning da Universidade da Flórida, EUA.

GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE EM PROJETOS COMPLEXOS
Brandon Haw - Sócio Senior da Foster+Partners responsável pelo desenvolvimento de projetos internacionais, participou dos projetos do Commerzbank em Frankfurt, da Torre Al Faisaliah, Torre da Sede Mundial do HSBC e Prédio Matriz da Citicorp, Arquiteto pela Bartlett School of Arquiteture com Pós Graduação pela Princeton University.

ESTRATÉGIAS PARA A REDUÇÃO DO IMPACTO DA DEMANDA DE ÁGUA NAS CIDADES E NOS EDIFÍCIOS
Orestes Marracine Gonçalves - Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Coordenador do Comitê Temático Água do CBCS e Membro da Comissão W62 - Water Supply and Drainage for Buildings do CIB - International Council for Research and Innovation in Building and Construction.

INOVAÇÃO EM MATERIAIS PARA A SUSTENTABILIDADE
Vanderley M. John - Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Coordenador do Comitê Temático Materiais do CBCS, Diretor do CB2 - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Consultor ad-hoc da FAPESP, CNPq, FINEP, DECET (Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo), DDCT (Diretoria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico do Estado de Santa Catarina), Pós-doutorado no Royal Institute of Technology - HIG, Suécia, 2000-2001.

D E B A T E

 
13:20 - 14:50
 
Intervalo para almoço

 
14:50 - 16:50
 
Painel 3: INOVAÇÕES E SOLUÇÕES EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Coordenador - Paulo Leonelli - Engenheiro Eletricista, formado pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP. Mestre em Planejamento Energético pela Coppe; MBA em Marketing pela Coppead; Especialista em regulação da indústria de petróleo e gás natural pela Unicamp e MBI em Gestão de Sistemas de Informação pelo NCI/UFRJ. Atua há 25 anos no setor energético e desde 1989 na Eletrobrás, onde ocupou cargos técnicos e gerenciais no âmbito do Procel. Entre 1999 e 2003 foi assistente da diretoria da ANP. Diretor do Departamento Nacional de Desenvolvimento Energético do MME até dezembro de 2004, coordenou a revitalização do PRODEEM – Programa de Desenvolvimento Energético dos Estados e Municípios. Atualmente atua junto à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, exercendo a presidência do CGIEE- Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética e a Coordenação do GT - Edificações. Participa da elaboração e implantação do Plano Estratégico de Eficiência Energética – PEEf.

USO DA TECNOLOGIA FOTOVOLTAICA NO BRASIL
Ricardo Rüther - Professor do Laboratório de Energia Solar (LABSOLAR) e do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE) da Universidade Federal de Santa Catarina.

CONFORTO TÉRMICO E LUZ NATURAL EM EDIFÍCIOS DE ESCRITÓRIOS: QUESTÕES DE SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Fernando Simon Westphal - Membro Fundador e Secretário da Associação Nacional para Simulação de Desempenho de Edificações (IBPSA-Brasil), Membro do Comitê Energia e Atmosfera para adaptação do processo de certificação LEED® no Brasil (GBC-Brasil),
Engenheiro Civil, Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina.

TRANSFORMANDO O MERCADO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA EDIFICIOS
Apresentação do Relatório do Programa EEB – Energy Eficiency in Buildings desenvolvido no âmbito do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).
Harry Verhaar - Diretor Sênior de Energia e Mudança Climática da Philips Lighting, Coordenador do Projeto Global Green Switch – Iluminação Mais Eficiente do EU Heads of State Declaration. Foi gerente comercial da Phillips Lighting no Brasil, Belgica e Holanda.

D E B A T E

 
16:50 - 17:20 Coffee Break

 
17:20 - 19:40
 
Painel 4: OS DESAFIOS DA SOCIEDADE FRENTE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

OPORTUNIDADES PARA A ECONOMIA BRASILEIRA FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Coordenadora: Laura Valente - Diretora Regional do ICLEI – Governos Locais para Sustentabilidade Secretaria para América Latina e Caribe (LACS), arquiteta.

OPORTUNIDADES PARA A ECONOMIA BRASILEIRA FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Fabio Feldman - Administrador de empresas e advogado foi eleito deputado federal por três mandatos consecutivos (1986 – 1998) e atuou como Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo entre 1995 e 1998. Foi autor de parte da legislação ambiental brasileira, como o capítulo de meio ambiente da Constituição Federal, a Política Nacional de Educação Ambiental, a Lei de Acesso público aos dados e informações ambientais, e relator da Política Nacional de Recursos Hídricos, do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica. Em 2000 ajudou a criar o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Em 2002 foi nomeado pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso seu consultor para a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável e atuou como seu secretário executivo até o ano de 2004. Foi membro oficial da delegação brasileira nas Conferências das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Em 2005 colaborou com a criação do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e Biodiversidade, do qual é atualmente seu secretário executivo.

PROPOSTAS ESTRATÉGICAS PARA A ATUAÇÃO DAS EMPRESAS NOS PRÓXIMOS 10 ANOS
Paulo Itacarambi - Vice Presidente Executivo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Membro do Conselho Deliberativo do CBCS, Foi Presidente do Conselho de Administração e Diretor-Presidente da empresa pública Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, Fundador e Conselheiro da ONG Instituto Pólis.

EMPREGOS VERDES E A TRANSFORMAÇÃO DO PERFIL DOS EMPREGOS NO MUNDO
Paulo Moçouça - Coordenador dos Programas de Trabalho Decente e Empregos Verdes da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT/Brasil). Foi Diretor do Departamento de Coordenação do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) do Ministério do Meio Ambiente, Secretário Adjunto de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego e Assessor Especial do Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República.

D E B A T E

 
19:40 - 20:00
 
Encerramento

CONTATOS:
http://www.cbcs.org.br/contato/index.php?
+ 55 11 3869 0791


Fonte: CBCS



Publicidade


Deixe seu comentário no espaço abaixo ou clique aqui e fale conosco.


Nome: Email (não aparecerá no site):




Comentário(s) (0)


CIFlorestas disse:

28/10/2020 às 14:08

Nenhum comentário enviado até o momento.

Novidades do Site


Quer divulgar sua empresa ou está buscando uma empresa florestal?

Pensamento

A melhor maneira de realizar os seus sonhos é acordar.
Paul Valéry

Vídeo

Bureau de Inteligência

Análise Conjuntural
Editais
Produções Técnicas

Patentes
Cartilha Florestal
Legislação



Publicidade

Mercado

Cotações
Câmbio
Mapa Empresarial


Enquete

O que você acha da implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR)?

Trará benefícios aos produtores rurais
Trará benefícios ao meio ambiente
Trará benefícios apenas para o governo
Trará benefícios aos produtores rurais, ao meio ambiente e ao governo
Não muda a situação dos produtores rurais, nem do meio ambiente

Receba no seu email

Análise Conjuntural

Estudo e análise de especialista sobre o mercado de florestas.

Newsletter

Receba as novidades do setor de florestas no seu email.

Nuvem de Tags


1807 visitas nesta página

Polo de Excelência em Florestas

Parceiros

AMS  |   ECOTECA DIGITAL  |   EMBRAPA FLORESTAS  |   EPAMIG  |   FAEMG  |   INTERSIND  |   LARF  |   MAIS FLORESTAS  |   MAPA  |   SEAPA  |   SEBRAE  |   SECTES  |   SEDE  |   SEMAD  |   SIF  |   UFLA  |   UFV  |   UFVJM  |   UNIFEMM  |  

Colaboradores

ACELERADORA DE  |   AGROBASE  |   AGROMUNDO  |   APABOR  |   BRACELPA  |   CIENTEC  |   FAPEMIG  |   FINEP  |   IEF  |   LATEKS  |   PAINEL FLORESTAL  |   TRATALIPTO  |   UFV JR. FLORESTAL  |  
Desenvolvido por Ronnan del Rey