Notícia
08/03/2016
Produção e comercialização de cavaco é tema do Mundo Vermeer
Anderson Machado, gerente de Planejamento e Gestão Florestal da Duratex, vai abordar as vantagens da biomassa de eucalipto
Anderson Lins, da Duratex, vai mostrar vantagens da biomassa de eucalipto
As incertezas da economia nacional estão fazendo com que as empresas revejam seus métodos e processos de trabalho. Um deles diz respeito ao consumo de energia, que é responsável por boa parte das despesas. O especialista em biomassa, Anderson Lins Machado, explica que o atual cenário desencadeia uma série de situações.
Uma recente queda no preço da energia elétrica pode desestimular os empresários a investir em outras fontes de energia. “A queda na atividade industrial também acaba reduzindo o consumo de biomassa. Em compensação, o câmbio está favorável para as exportações. China e Japão são importantes compradores do cavaco produzido no Brasil”, explica o gerente de Planejamento e Gestão Florestal da Duratex Florestal.
Anderson Lins Machado será um dos palestrantes do Mundo Vermeer na parte de Energias Renováveis. Ele vai apresentar o tema “Produção e Comercialização de Cavaco”. “Vou tentar mostrar o lado negativo e o lado das oportunidades. Em dezembro, o gás natural perdeu os subsídios do governo federal. Isso abre outra oportunidade para a biomassa”, detalha.
Entre as vantagens desta fonte está o rápido ciclo das árvores de eucalipto, a principal matéria-prima para biomassa. “Seis anos é o tempo médio para fazer o corte e produzir o cavaco.” Segundo ele, o maior desafio agora é vencer a logística para escoar a produção. “Temos a oportunidade, mas temos também uma demanda logística, principalmente em portos”, afirma o especialista.
Fonte: Painel Florestal
Publicidade
Comentário(s) (0)
CIFlorestas disse:
12/12/2019 às 00:07
Nenhum comentário enviado até o momento.