Na oportunidade, uma das atitudes requeridas pelo representante da entidade junto ao governo estadual disse respeito às medidas adotadas pelo governo federal para conter a valorização do real.
Além disso, Cansan alertou para a importância da desoneração fiscal ao setor, uma vez que tal atitude auxiliaria na compensação à perda de competitividade causada pelos custos extras de frete no mercado interno. “Tais reivindicações foram levadas, após este encontro, à equipe econômica do governo”, afirma o presidente da Movergs. “Estamos fazendo a nossa parte, trabalhando para que a situação, especialmente no sentido de melhorar as exportações, melhore para todo o setor”, frisa.
Em duas notas, a edição de agosto da revista Móveis de Valor, de Curitiba (PR), indica as ações movimentadas pela Movergs em benefício aos empresários do setor moveleiro. A primeira delas – “Setor moveleiro pede isenções fiscais ao governo do RS” – trata do encontro do presidente da entidade, Ivo Cansan, com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, realizado no final de julho.
Vale recordar que entre as principais reivindicações apresentadas pela Movergs ao governo gaúcho estiveram a redução do IPI aos laminados PET e a suspensão do ICMS na compra de insumos e matérias-primas de fornecedores gaúchos, destinada à produção de bens para a exportação.
Outra nota destaca a participação de representantes da Movergs na composição da Diretoria da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Esta presença pode resultar em auxílio às iniciativas solicitadas pelo setor. Também foram enfatizados nesta edição da Móveis de Valor as expectativas e os principais lançamentos apresentados na Brasil Móveis 2011, feira realizada pela Movergs de 09 a 12 de agosto no Parque Anhembi.