Avanço e Pesquisa
13/11/2013
Conforto Térmico Urbano
Trabalho de dissertação de mestrado defendida no Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná - UFPR, analisa Microclima e conforto térmico proporcionado pelas árvores de rua na cidade de Curitiba, PR.
Curitiba - PR
A pesquisa realizada pela pesquisadora Angeline Martini, avaliou a influência da arborização de ruas no microclima urbano e no conforto térmico da população de Curitiba. Para isto foram selecionados três locais, contendo um trecho de rua com e sem arborização. Cada local, apresentava diferentes espécies compondo os arranjos paisagísticos.
Os dados foram coletados entre os anos de 2011 e 2012, abrangendo as quatro estações. As variáveis microclimáticas avaliadas foram: temperatura, umidade relativa e velocidade do vento. A influência no conforto térmico foi analisada com o Universal Thermal Climate Index (UTCI), cuja eficiência foi testada por meio de entrevistas com transeuntes.
Observou-se que ruas arborizadas apresentam temperatura menor e umidade relativa maior, enquanto que e intensidade de influência na velocidade do vento variaram conforme o arranjo paisagístico da mesma.
As ruas arborizadas apresentaram índices de conforto térmico melhor do que as ruas sem arborização, além de proporcionarem por mais tempo condições de conforto. Os resultados encontrados enfatizam a importância da arborização de ruas para a cidade de Curitiba, pois esta proporciona microclimas mais confortáveis termicamente.
Orientação do trabalho
Orientador: Drª. Daniela Biondi
Co-orientadores: Dr. Antonio Carlos Batista
Para acesso à dissertação completa visite o site da Biblioteca Florestal Digital.
Link: http://www.bibliotecaflorestal.ufv.br/handle/123456789/4658
Fonte: Biblioteca Florestal Digital
Publicidade
Comentário(s) (1)
alfredo Gui Ferreira disse:
15/11/2013 às 06:37
Angeline
Nada que já não se soubesse. Mas é muito importante que a Academia referende. Parabens a voce e seus orientadores.
Alfredo Gui Ferreira
Presidente da Agapan