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02/09/2014

A indústria de tissue e a preocupação com as questões ambientais

As questões ambientais estão se tornando cada vez mais importantes para as empresas de tissue espalhadas pelo mundo.

Foto ilustrativa. (Fonte: Google)
Em alguns mercados, como o da Alemanha, a conformidade com as regulamentações ambientais e uma reputação impecável “verde” são constantes, enquanto que nos mercados emergentes o significado dessas questões ainda é consideravelmente menor.
Quando o mercado é maduro, existe também uma forte necessidade para a diferenciação com base em atributos ambientais em relação aos mercados fortemente em crescimento, onde a demanda é baseada em preencher uma necessidade básica.
 
As questões locais são muitas vezes o mais interessante. O Oriente Médio e o norte da África são os mercados de crescimento mais rápido de tissue, a nível global. Nestes mercados, as questões ambientais e de sustentabilidade são ainda hoje muito deficientes quando comparados com áreas como a Europa.
 
Estas questões estão tomando seu lugar, mas os mercados ainda não são afetados por essas preocupações. A energia na maioria dos países é extremamente barata. Ninguém pensa em substituir combustíveis fósseis, principalmente como resultado do impacto econômico e disponibilidade, e não como uma preocupação ambiental.
 
Certificações ambientais de terceiros e os rótulos são comumente usados como ferramentas de marketing e auxiliares para os fornecedores para fazer o desempenho ambiental serem credíveis. Em algumas regiões, estas são muitas vezes requisitos “padrão” estabelecidos pelos compradores.
 
Na China, a consciência ambiental ainda está em fase emergente. Mais visível parece ser a comercialização de produtos não-madeireiros locais.
 
Ao melhorar a tecnologia e chegar economicamente viável, o bambu e palha de trigo são produtos crus produzidos em fábricas com recuperação química suficiente para poderem ser chamados realmente de “natural” e sustentável.
 
Empresas de tissue se destacam em sustentabilidade
 
As empresas de tissue têm problemas de sustentabilidade elevados. Tal como acontece com as empresas SCA e Sofidel, muitas empresas criaram programas para toda a companhia e estão muito avançados em suas políticas ambientais. Essas empresas também são muito respeitadas e confiáveis por seus clientes e outras partes interessadas nesta preocupação.
 
Partes interessadas ambientais incluem empresas de tissue, ambientalistas, ONGs, redes varejistas, governos, instituições e outros compradores públicos, bem como consumidores finais que podem ser empresas ou compradores individuais.
 
Solicitações ambientais são muito mais impulsionadas por varejistas, ONGs e investidores institucionais que pelos consumidores finais.
 
Certificações ambientais e a credibilidade
 
Certificações ambientais de terceiros e os rótulos são comumente usados como ferramentas de marketing e auxiliares para os fornecedores afirmarem algum nível de credibilidade. Eles também são muitas vezes os requisitos exigidos pelos compradores.
 
Certificados ambientais respeitados para os produtos tissue, muitas vezes abordam vários atributos ambientais. Os rótulos ecológicos são muitas vezes nacionais ou sub-regionais, como o Green Seal e EgoLogo na América do Norte, Ângulo Azul na Alemanha, Nordic Swan na Escandinávia, EU Flower na Itália, França, Portugal e Bélgica, e também o rótulo WWF pode ser usado em mercados desenvolvidos fazendo alegações credíveis sobre sustentabilidade e requer olhar para além de um problema, por exemplo, a questão da certificação florestal.


Fonte: Tissue Online / Adaptado por CeluloseOnline



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