Avanço e Pesquisa
08/11/2012
Biorreatores de imersão temporária e enraizamento de Eucalyptus globulus
Dissertação de mestrado defendida no departamento de engenharia florestal da ufv pela engenheira florestal Anne Caroline Guieiro Correia, estudou a micropropagação em biorreatores de imersão temporária e enraizamento de miniestacas e microestacas de clones híbridos de Eucalyptus globulus.
Foto: Google
O presente trabalho teve como objetivos avaliar a micropropagação através do uso de biorreatores de imersão temporária RITA® nas fases de multiplicação e alongamento in vitro, bem como a miniestaquia e a microestaquia no enraizamento de clones Eucalyptus urophylla x E. globulus e Eucalyptus grandis x E. globulus.
Na fase de multiplicação e alongamento avaliou-se o cultivo em sistema líquido (biorreator RITA®) e semissólido (potes plásticos e tubos de ensaio), além das diferentes razões entre as fontes de nitrogênio (nitrato/amônio) no crescimento e produtividade dos explantes.
Foram verificados também a influência das técnicas de propagação (miniestaquia e microestaquia), diferentes substratos e tipos de estacas (apical com e sem redução foliar e intermediária) no enraizamento de quatro clones de Eucalyptus globulus.
Constatou-se que o biorreator de imersão temporária RITA® e os potes plásticos apresentaram os melhores resultados no crescimento dos explantes. Não houve diferença entre as razões de nitrogênio nitrato (NO3-) e amônio (NH4+) (1:1, 2:1 e 3:1) utilizadas na fase de multiplicação e alongamento, exceto para o clone C16, que, na fase de multiplicação, obteve maior crescimento e produtividade na razão 2:1(NO3-:(NH4+).
De forma geral, as culturas apresentaram alto grau de hiper-hidricidade, sendo esta desordem um fator limitante nas condições deste estudo para a micropropagação em biorreator de imersão temporária RITA®.
Não foi observada superioridade expressiva das microestacas em relação às miniestacas e houve efeito dos diferentes substratos apenas para algumas características. Constatou-se, de modo geral, superioridade das estacas apicais (sem redução e com redução foliar) em relação às intermediárias.
Orientação e Banca
Professor Orientador: Aloísio Xavier.
Professores Co-orientadores: Wagner Campos Otoni e Miranda Titon
Banca: Antonio Marcos Rosado.
Para acesso à dissertação completa, acessar o link:
http://www.ciflorestas.com.br/arquivos/d_t_t_5749.pdf
Publicidade
Comentário(s) (0)
CIFlorestas disse:
17/01/2021 às 00:26
Nenhum comentário enviado até o momento.