Promovido pela ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel –, o evento conta com a parceria da congênere alemã ZELLCHEMING - Associação de Químicos e Engenheiros de Polpa Química e Papel –, a mais antiga associação técnico-científica de sua área em todo o mundo.
Devido ao grande sucesso do 1º Simpósio de Tissue, em 2010, este ano a ABTCP organizará o 1º Simpósio Latino-Americano de Papel para Embalagem, que acontecerá paralelamente ao Congresso e à Exposição de 2011. O Simpósio contemplará temas sobre toda a cadeia de produção de papéis para embalagem, desde o suprimento de matéria-prima, inovações na tecnologia de fabricação, aspectos que afetam a qualidade do produto até a sustentabilidade desta indústria. Por outro lado serão apresentados tópicos sobre o desenvolvimento de embalagens, aspectos normativos, uso final no acondicionamento de produtos e a logística reversa em atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Já o Congresso Internacional, que apresenta como tema a Competitividade da Indústria de Celulose e Papel Brasileira, contará com sete sessões técnicas: automação e controle de processo; celulose; engenharia e manutenção; florestal; meio ambiente; papel; recuperação e utilidades.
“O Brasil já consolidou sua posição entre os líderes do mercado mundial de celulose e o desafio agora é ampliar a capacidade de produção e a competitividade do papel brasileiro, que ainda enfrenta inúmeros obstáculos, como a taxação excessiva e as dificuldades com relação à fiscalização do papel imune”, destaca Lairton Leonardi, presidente da ABTCP.
O cenário é extremamente favorável aos segmentos de papel cartão, papel tissue e de embalagens, que devem voltar a crescer acima do PIB nacional em 2011. Ainda segundo Leonardi, na ocasião “serão discutidas as principais tendências do mercado de celulose e papel, permitindo ampliar as oportunidades de relacionamento entre as empresas da cadeia de celulose e papel e o acesso às descobertas científicas do mercado internacional”.
O ABTCP 2011 é o principal encontro dos dirigentes, acadêmicos, pesquisadores, consultores, profissionais e especialistas de toda a cadeia produtiva e de serviços da indústria de celulose e papel. No ano passado, o evento, que contou com 167 expositores distribuídos em uma área de 7 mil m², recebeu 12 mil visitantes de 25 países na exposição e cerca de 800 profissionais qualificados que participaram do congresso no ano passado.