Facebook Twitter RSS

Notícia

Versão para impressão
A-
A+


19/09/2014

Dia nacional de defesa da fauna

Você também pode ajudar a defender a nossa fauna: não jogue lixo na natureza, não compre animais silvestres, denuncie abusos contra a fauna como tráfico, caça, maus tratos e abandono de animais

Foto ilustrativa. (Fonte: Google)
No dia 22 de setembro, celebra-se o Dia Nacional de Defesa da Fauna. Apesar de possuir uma das maiores biodiversidades do planeta, o Brasil tem perdido muitas de suas espécies devido ao desmatamento, poluição, ocupação humana, caça, pesca predatória e biopirataria. Neste ano a Lista de Fauna Ameaçada do Estado de São Paulo elenca 229 espécies ameaçadas e 124 quase ameaçadas, incluindo mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados.

Visando defender a biodiversidade no estado de São Paulo, a Fundação Florestal, por meio de suas Unidades de Conservação, busca proteger e cuidar do habitat natural, bem como coibir as práticas que ameaçam a sobrevivência das espécies. As Unidades de Conservação da Natureza (UCs) são espaços territoriais terrestres e marinhos especialmente protegidos por sua importância ecológica, e a preservação e o uso sustentável de seus recursos desempenham um papel fundamental para a manutenção da diversidade biológica.

Em todos os ecossistemas presentes e remanescentes no Estado - Mata Atlântica, incluindo restinga e manguezais, Cerrado e Mata de Araucárias – há Unidades de Conservação. Ao todo, são 94 UCs espalhadas por todo o Estado, entre Áreas de Preservação Ambiental, Florestas Estaduais, Reservas e Parques Estaduais, além de Reservas Extrativistas e de Desenvolvimento Sustentável, entre outras modalidades.
Muitos destes redutos naturais estão abertos à visitação, sempre com foco na conscientização ambiental e pesquisas científicas, e proporcionando um espaço de bem estar que nos aproxima da natureza de maneira singular. Confira abaixo algumas Unidades de Conservação de diferentes ecossistemas, os animais que preserva e o modo de conhecer. Com respeito ao meio ambiente e alguma sorte é possível avistar espécies incríveis em seu habitat natural!

Parque Estadual de Campos do Jordão (PECJ)
O PECJ, conhecido regionalmente como Horto Florestal, possui uma área de 8.341 hectares e ocupa um terço da superfície municipal. Abriga importante remanescente da Mata Atlântica, num mosaico com três fisionomias básicas: a Mata de Araucária e Podocarpus, os Campos de Altitude e a Mata Nebular.
Estes ambientes contam com uma riquíssima fauna, com mais de 186 espécies de aves catalogadas e animais ameaçados de extinção, como a onça parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo.Possui seis atrativos ecoturísticos, com diferentes níveis de dificuldade que atendem desde o público infantil até os aventureiros com bom preparo físico e atletas.

Serviço
O Parque Estadual Campos do Jordão está aberto ao público diariamente, das 9h às 16h, exceto às quartas-feiras. Durante a temporadade inverno (junho e julho), o parque abre todos os dias. Para fazer as trilhas, é necessário agendar antecipadamente. Para mais informações, ligue: (12) 3663-3762/ (12) 3663-1977/ (12) 3663-3804, ou escreva:pe.camposdojordao@fflorestal.sp.gov.br . O PECJ fica na Av. Pedro Paulo, s/n° –
Parque Estadual Marinho Laje de Santos

O Parque Estadual Marinho Laje de Santos é uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, foi criado em 1993, com o objetivo deproteger partes importantes do ambiente marinho do litoral de São Paulo. Possui 5.000 hectares e é o primeiro parque marinho a integrar o conjunto de Unidades de Conservação do Estado de São Paulo. Está inserido no Setor Itaguaçu, da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro (APAMLC) e forma um cinturão de proteção com 55.000 ha no entorno do PEMLS. Esta área é de restrição máxima à atividade pesqueira, onde não é permitida nenhuma modalidade de pesca.
São mais de 190 espécies de peixes identificadas, entre eles, o animal símbolo do parque: a raia manta (Manta birostris). Ela pode chegar a sete metros de largura e pesar mais de 1.300 kg. As aves marinhas também estão presentes: Atobá-marrom, Gaivotão, Fragatas e Trinta-réis-de-bico-vermelho são algumas das espécies que podem ser avistadas. Além disso, tartarugas, baleias, pinguins, tubarões e golfinhos também são presença frequente neste ambiente preservado.

Serviço
O Parque Estadual Marinho Laje de Santos é considerado um dos principais pontos de mergulho e fotografia submarina do país, por ser um local com grande transparência de suas águas, que pode alcançar 35 metros de visibilidade e por apresentar uma grande diversidade de espécies. Para visitar, entre em contato com a sua sede administrativa, que fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 194 – Ponta da Praia – Santos (SP). Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, telefone: (13) 3261-7154 / (13) 3261-3445, e-mail: pem.lajedesantos@fflorestal.sp.gov.br .
Parque Estadual Juquery
O Parque Estadual Juquery, em Franco da Rocha, abriga o último remanescente de Cerrado preservado na região Metropolitana de São Paulo. Tem como símbolos a Seriema, ave típica do cerrado e de fácil observação e o ovo da pata, ponto mais alto do Parque com 942 mde altitude.O Parque possui 2.058,09 com áreas de Mata Atlântica e Cerrado, onde abriga uma rica biodiversidade de plantas e animais.

Serviço
Esta UC está aberta à visitação de terça-feira a domingo. Das 8h às 17h. Para mais informações e agendamentos, ligue: (11) 4449.5545, ou escreva: pe.juquery@fflorestal.sp.gov.br . O endereço é: Rua Miguel Segundo Lerussi s/n° Parque Industrial. Franco da Rocha – SP CEP 07859-390
Parque Estadual Jaraguá
O Parque Estadual Jaraguá possui 492 hectares e abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da Região Metropolitana deSão Paulo. A palavra Jaraguá vem do tupi e significa “Senhor dos Vales”. Essa característica é marcante no Parque, que possui montanhas que chegam a 1.135 metros de altitude e podem ser visualizadas de várias partes da cidade. Isso caracteriza o Parque como um atrativo natural único da cidade de São Paulo.

Nas trilhas do Parque é possível observar espécimes nativos da fauna como o macaco-prego, tucano-do-bico-verde, bicho-preguiça, além de belos exemplares da flora como o palmito-juçara, guapuruvu, ipê-amarelo, jatobá, dentre outros.

Serviço
O parque é aberto à visitação diariamente, das 7h às 17h. Trilhas possuem acesso permitido até as 16h00, e no horário de verão às 17h00. Para agendar ou pedir mais informações, ligue: (11) 3945-4532, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou escreva: pe.jaragua@fflorestal.sp.gov.br . O PEJ fica na Rua Antônio Cardoso Nogueira, n°539 - Vila Chica Luiza, São Paulo.


Fonte: Fundação Florestal



Publicidade


Deixe seu comentário no espaço abaixo ou clique aqui e fale conosco.


Nome: Email (não aparecerá no site):




Comentário(s) (0)


CIFlorestas disse:

21/10/2019 às 11:17

Nenhum comentário enviado até o momento.

Novidades do Site


Quer divulgar sua empresa ou está buscando uma empresa florestal?

Pensamento

A melhor maneira de realizar os seus sonhos é acordar.
Paul Valéry

Vídeo

Bureau de Inteligência

Análise Conjuntural
Editais
Produções Técnicas

Patentes
Cartilha Florestal
Legislação



Publicidade

Mercado

Cotações
Câmbio
Mapa Empresarial


Enquete

Do ponto de vista técnico e operacional, qual é a melhor unidade para comercialização da madeira para celulose?

volume de madeira sólida (metro cúbico)
tonelada de madeira
metro estéreo ou metro de lenha
unidade ou peças de madeira

Receba no seu email

Análise Conjuntural

Estudo e análise de especialista sobre o mercado de florestas.

Newsletter

Receba as novidades do setor de florestas no seu email.

Nuvem de Tags


1950 visitas nesta página

Polo de Excelência em Florestas

Parceiros

AMS  |   ECOTECA DIGITAL  |   EMBRAPA FLORESTAS  |   EPAMIG  |   FAEMG  |   INTERSIND  |   LARF  |   MAIS FLORESTAS  |   MAPA  |   SEAPA  |   SEBRAE  |   SECTES  |   SEDE  |   SEMAD  |   SIF  |   UFLA  |   UFV  |   UFVJM  |   UNIFEMM  |  

Colaboradores

ACELERADORA DE  |   AGROBASE  |   AGROMUNDO  |   APABOR  |   BRACELPA  |   CIENTEC  |   FAPEMIG  |   FINEP  |   IEF  |   LATEKS  |   PAINEL FLORESTAL  |   TRATALIPTO  |   UFV JR. FLORESTAL  |  
Desenvolvido por Ronnan del Rey