O projeto “Florestas energéticas na matriz de agroenergia brasileira”, uma das plataformas de pesquisa da Embrapa, foi apresentado pela Embrapa Florestas (Colombo/PR), em parceria com a Embrapa Agroenergia, por meio de maquete, no evento Ciência para a Vida, realizado em setembro, na sede da empresa em Brasília, caracterizando desde a origem da matéria-prima florestal, em uma propriedade rural, até seus usos em forma de biocombustível.
A maquete também indicou a pesquisa científica presente em todos estes estágios, mostrando aos visitantes como esta atividade está presente no dia-a-dia de cada um e tem papel fundamental na geração de energia renovável com sustentabilidade. A maquete, confeccionada com biscuit, chamou bastante atenção dos visitantes. Para as crianças, os animais foram o ponto de partida na explicação da maquete, pois elas gostaram de escutar sobre a parte ecológica. O maior questionamento dos adultos era sobre o significado das florestas energéticas.
O Chefe Adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroenergia, José Eurípedes da Silva, esclarece que florestas energéticas são aquelas cultivadas com a finalidade de obter lenha, carvão vegetal, brinquetes e lícor negro. A biomassa destas florestas, oriundas dos resíduos, tais como galhos, cavacos e serragem é aproveitada como fonte energética. Esta biomassa é fonte renovável de energia e o país ocupa posição de destaque no cenário mundial, com uma produtividade de florestas plantadas até dez vezes superior a de outros países.
A Embrapa Florestas e a Agroenergia, em parceria com outros Centros da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e de instituições governamentais e não-governamentais, desenvolve pesquisas científicas para o melhor aproveitamento da floresta como fonte de energia.