Notícia
01/12/2011
Paraná instala Frente Parlamentar da Silvicultura
Jantar promovido pela APRE reúne empresários e parlamentares para discutir pleitos do setor produtivo
Os produtores de floresta plantada e industriais do Setor Florestal do Estado do Paraná reuniram-se nesta quarta-feira (29) com os deputados estaduais que passam a compor a Frente Parlamentar da Silvicultura na Assembleia Legislativa. Durante o jantar promovido pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), em Curitiba, os deputados apresentaram aos empresários as primeiras iniciativas que serão trabalhadas. De acordo com o presidente da Frente, o deputado Cesar Silvestri Filho (PPS), a motivação para a criação dessa Frente partiu da necessidade de fortalecer a representatividade política desse segmento, que tem um grande peso econômico e social para o Estado. “Vamos monitorar as propostas em tramitação e propor novas leis para valorizar a indústria e o fomento do plantio”, afirmou Silvestri.
As primeiras ações da frente serão a discussão dos projetos de lei em tramitação na casa que tem importância para o Setor Florestal. Também já está sendo viabilizada a participação do segmento com um assento permanente no Conselho Estadual do Meio Ambiente. Outra reivindicação antiga dos empresários que deve ser atendida é a transferência do departamento de fomento da silvicultura da Secretaria de Meio Ambiente para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, reconhecendo as florestas plantadas como cultivo de longo prazo. Essa mudança foi confirmada pelo secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, que também esteve no evento. “Esse setor representa 8% da riqueza anual da agricultura do Paraná. É um cultivo que gera renda e emprego, por isso estamos reorganizando a política florestal com o viés produtivo”, afirmou o secretário. “Será uma mudança simbólica e um avanço importante”, avaliou Silvestre.
Para o diretor presidente da Berneck, Gilson Berneck, a formação da frente parlamentar é uma oportunidade para mostrar a força do setor. “Dá mais tranquilidade e segurança sabermos que os deputados estão preparados para nos representar. Vamos dar respaldo para isso”, declarou. Na avaliação do presidente da APRE, Gilson Geronasso, será a chance de o segmento ser ouvido de forma organizada.
A nova Frente, de formação suprapartidária, conta também com os deputados Pedro Lupion (DEM), Hermas Brandão Júnior (PSB), Antonio Anibelli Neto (PMDB), Luiz Eduardo Cheida (PMDB), Elio Rusch (DEM) e Alexandre Curi (PMDB). O grupo teve o apoio do presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), que irá garantir condições técnicas para o desenvolvimento do trabalho. “Temos deputados jovens dispostos a defender os interesses do setor e produzir uma legislação que atenda às questões econômica e ambiental”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Imprensa APRE INTERACT Comunicação Empresarial Jornalista responsável: Juliane Ferreira – 41 3079.2719 / 41.9997.2971 juliane@interac
Publicidade
Comentário(s) (0)
CIFlorestas disse:
11/12/2019 às 23:49
Nenhum comentário enviado até o momento.