Notícia
19/03/2016
Parque das Neblinas recebe visita do WWF Internacional
Trabalho de restauração da Mata Atlântica realizado pelo Instituto Ecofuturo é considerado modelo por organizações internacionais de conservação do meio ambiente
O Instituto Ecofuturo recebeu no Parque das Neblinas, neste sábado (5/03), a visita do WWF Internacional, uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação ambiental do mundo e que fomenta a plataforma
New Generation Plantations (NGP).
O evento reuniu cerca de 40 especialistas de 16 países, entre eles Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Finlândia, com o objetivo de compartilhar estratégias de restauração florestal desenvolvidas no local, uma reserva particular gerida pelo Ecofuturo, com 6,1 mil hectares entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga (SP), e reconhecida pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como posto avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
“A restauração florestal é reconhecida como uma das principais ações relacionadas às políticas de combate às mudanças climáticas, proteção de recursos hídricos e conservação da biodiversidade. O NGP reúne representantes de ONGs e empresas e é o mais importante grupo que discute boas práticas de produção florestal em nível mundial. Recebê-los no Parque das Neblinas e poder trocar experiências, além de apresentar o trabalho que desenvolvemos, é muito significativo e contribui para o reconhecimento do Parque como referência em restauração da Mata Atlântica”, afirma Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade no Instituto Ecofuturo.
O encontro incluiu uma trilha de três quilômetros com pontos de observação, nos quais foram apresentados diversos programas promovidos pelo Ecofuturo e uma tese de mestrado da UNESP – Botucatu, que teve como base experimentos realizados no parque. Para

complementar a vivência, os participantes degustaram um cardápio preparado com ingredientes nativos, como o Cambuci e o fruto da palmeira Juçara.
Em setembro de 2015, o Parque das Neblinas já havia recebido uma comitiva do WRI –
World Resources Institute (Instituto de Recursos Mundiais, em português) – também para apresentar a experiência bem-sucedida de conservação e preservação da Mata Atlântica.
Sobre o Parque das Neblinas
O Parque das Neblinas é uma reserva particular criada pela Suzano Papel e Celulose e gerida pelo Instituto Ecofuturo. Seu principal objetivo é promover ações integradas que garantam a efetiva conservação das áreas com remanescentes de vegetação natural, contribuindo para a restauração da paisagem e para a manutenção dos serviços ecossistêmicos.

Com 6.100 hectares, a área fica entre Mogi das Cruzes e Bertioga, ao lado do Parque Estadual Serra do Mar, em São Paulo, e inclui uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Desde que foi aberto ao público, em 2004, já recebeu mais de 30 mil visitantes. Entre as atividades desenvolvidas no Parque das Neblinas estão programas de pesquisa científica, conservação da biodiversidade, manejo florestal, educação socioambiental, participação comunitária e visitação.
Sobre o Instituto Ecofuturo
O Instituto Ecofuturo é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), instituída e mantida pela Suzano Papel e Celulose. O Ecofuturo acredita que é a partir da integração do homem com a natureza, do entendimento de sua relação com o todo, que a intenção se transforma em ação para mudar o presente e o futuro para melhor. Desde 1999, atua como articulador entre a sociedade civil, o poder público e o setor privado, buscando contribuir para a expansão da consciência socioambiental por meio do compartilhamento de saberes, práticas de cuidado e mensuração de impactos. Mantêm projetos que contribuem para o fortalecimento das práticas de leitura e escrita e pela conservação do meio ambiente. Para mais informações, visite
www.ecofuturo.org.br.
Fonte: CeluloseOnline
Publicidade
Comentário(s) (0)
CIFlorestas disse:
16/12/2019 às 01:30
Nenhum comentário enviado até o momento.