Nos últimos anos tem-se visto uma maior preocupação em relação aos recursos hídricos no mundo, por esse ser um recurso natural fundamental que pode se tornar escasso. No Brasil, há problemas relacionados à quantidade disponível para uso e qualidade dos recursos hídricos, isso por falta de uma adequada gestão. O tempo em que a água permanece nas diversas partes da hidrosfera influencia, entre outros, a disponibilidade hídrica, a ocorrência de inundações e escassez, bem como a dinâmica de elementos, nutrientes e poluentes no ambiente.
As águas provenientes da precipitação tem se transformado em escoamento superficial, isso devido ao incorreto manejo do solo, ocasionando redução no volume de água que infiltra e abastece o lençol freático, as nascentes e os cursos d'água, além do aumento da erosão hídrica. A falta de infiltração da água precipitada nas propriedades rurais possui relação direta com tais problemas. Dentre os problemas causados pelo escoamento superficial, destaca-se a erosão hídrica do solo.
Diante desse cenário, o Graduado em Engenharia Florestal, Vitor Heringer Silva da Universidade Federal do Espirito Santo, baseou seus estudos nas estimação da vazão máxima (Qmáx) e a lâmina de escoamento superficial (LES) em microbacia hidrográfica localizado no município de Alegre, sob diferentes condições de uso da terra (café, pastagem, reflorestamento de espécies nativas e floresta nativa). Tendo como objetivo avaliar a influência de diferentes tipos de uso da terra na vazão máxima e lâmina de escoamento superficial na microbacia hidrográfica rural, em questão, a partir de estimativas de modelos hidrológicos.
Pode-se concluir que, o uso do solo influencia a vazão máxima de escoamento superficial e a lâmina de escoamento superficial, seguindo uma tendência de maior valor para café e pastagem, e menor valor para reflorestamento e floresta. - O modelo HidroBacia leva em considerações maiores informações da microbacia, sendo assim mais confiável sua aplicação comparados com o método Racional para estimação da vazão máxima de escoamento superficial e o método do Número da Curva para estimação da lâmina de escoamento superficial.