As florestas plantadas têm papel fundamental no desenvolvimento sustentável, sendo fonte de produtos e matérias primas renováveis, fonte de renda, de serviços ambientais, geração de empregos diretos e indiretos, impostos, e ainda, fator de contribuição para minimizar a pressão extrativista sobre as florestas nativas. No Brasil, os plantios florestais suprem principalmente a demanda de madeira para celulose e carvão, mas, também, são estabelecidos com o intuito de produzir madeira para a serraria, painéis, compensados, postes, mourões de cerca, construção civil, dormentes, entre outras aplicações.
Diante disso, o Graduado em Engenharia Florestal, Diego Sena Baiero da Universidade Florestal de Viçosa, buscou avaliar o crescimento das plantas e definir a dose de fertilizante mais adequada para cada um dos materiais genéticos (clones) de eucaliptos utilizados até a idade de 64 meses. A implantação de plantios florestais de alta produtividade é importante porque, além de suprir a demanda de madeira, tem contribuição efetiva na minimização de impactos ambientais negativos. A área de estudo está localizada no município de Vazante, noroeste de Minas Gerais (17º36'S, 46º42'O), na região de Cerrado.
Teve-se o resultado que para a maioria dos clones de eucalipto avaliados, incrementos em produção foram observados aos 64 meses quando aplicada a fertilização mineral, no entanto, a eficiência de utilização dos recursos de crescimento poderia ser considerada na decisão do material genético a ser utilizado.